O Núcleo de Práticas Esportivas desenvolve diversas atividades envolvendo, além das aulas curriculares, projetos voltados para a saúde e bem estar dos alunos da Rede Municipal de Ensino e também a implantação da “Escola de Tempo Integral”, com a prática de atividades esportivo-educacionais no contraturno escolar. Todas as atividades desenvolvidas por este núcleo abrangem toda a comunidade escolar – Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação Especial.

Na educação infantil, o Núcleo de Práticas Esportivas é responsável pelo Projeto Movimento, pelas reuniões pedagógicas, planejamentos, supervisão de professores e estagiários e pelas formações de Psicomotricidade para atendentes de creche, professores e gestores.

No ensino fundamental I e II,o núcleo é responsável pelas reuniões pedagógicas, planejamentos, supervisões e formações continuadas para a Educação Física Escolar e para as Turmas de Treinamento (equipes que representam a unidade escolar e treinam no contraturno).

Na Escola de Tempo Integral (Programa Segundo Tempo), atua no planejamento, supervisão e formação continuada de professores e estagiários que ministram atividades esportivas no contraturno escolar para 12 polos, com 20 núcleos.

Ainda, o Núcleo de Práticas Esportivas é responsável pelo Projeto "Saúde na Escola: contra a obesidade infantil", atuando em todas as escolas municipais de ensino fundamental, com pesquisas, palestras para professores e pais e conscientização das crianças com excesso de peso. 

Já o Projeto "Tribos do Esporte de Botucatu" promove aos alunos do ensino fundamental a oportunidade de conhecer os esportes praticados em nossa cidade, por meio de vídeos, entrevistas com os atletas do município e vivência in loco.

Por fim, este núcleo é responsável pela organização geral dos Jogos Infantis "Plínio Paganini". Participam desta competição, alunos das escolas públicas e particulares do município, com idade até 10 anos, nas modalidades de xadrez, damas, atletismo, futsal, queimada e cabo de guerra. 

O Núcleo de Práticas Esportivas conta com os professores: Gisele Cristina Bertoloni (Coordenadora de Práticas Esportivas), Fernanda Holtz Coração (Orientadora de Educação Física)e Clodoaldo Polimeni (professor de Educação Física).

 

Fernanda-SITE
Fernanda Holtz Coração
- Orientadora de Educação Física -

Mara-SITE

Mara Ruiz 
- Coordenadora Geral do Prrograma Segundo Tempo -
 

Mara Ruiz (coordenadora geral do Segundo Tempo), Maycon Alexandre Cardoso (coordenador pedagógico do Segundo Tempo), Bruno Morato (coordenador setorial do Segundo Tempo) e Charles Humberto Machado Junior (estagiário).

 
 
 

Michael-SITE

Maycon Alexandre Cardoso 
Coordenador pedagógico do Segundo Tempo

Bruno-SITE

Bruno Morato 
-Coordenador setorial do Segundo Tempo -

Charles-SITE

Charles Humberto Machado Junior
- Estagiário do Segundo Tempo -